,

Projekt Green Skills 4 VET

O projeto Erasmus Green Skills 4 VET trata-se de uma nova parceria estratégica em que 10 organizações de 5 países europeus, (Itália, Eslovénia, Croácia, Portugal e Espanha) trabalharão em conjunto para transferir os desafios de sustentabilidade ambiental e as abordagens de solução do ambiente industrial para o ambiente de EFP e é liderado pela entidade italiana Cisita.

Assim, em quatro dos cinco países, um centro de formação profissional trabalhará em conjunto com uma empresa ou entidade de um sector industrial (têxtil, agroalimentar, logística e mecânica) para conceber programas de formação do tipo “sala de aula invertida” para, em seguida, os testar e validar a nível único e intersectorial.

O projecto desenvolverá programas de aprendizagem baseados no trabalho e na resolução de problemas, a fim de contribuir para a inovação no domínio da aprendizagem, nos setores:

Produção alimentar primária será representado por Portugal com a participação do Instituto EPAQL – Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa na Covilhâ, uma escola dedicada à produção agrícola com foco na mecanização, horticultura e manutenção de espaços verdes, e criação de animais, particularmente equinos. O instituto será apoiado pela AAPIM da Guarda, Associação de Agricultores Para Produção Integrada de Frutos de Montanha.

– Mecanoalimentar será representado pela Itália com a participação do instituto técnico-profissional ‘ C.E. Gadda ‘ de Fornovo-Langhirano (PR), que oferece o curso profissionalizante ‘Manutenção e Assistência Técnica’ com especialização em manutenção mecânica e mecatrônica de plantas industriais. A escola será apoiada pela empresa Frigomeccanica SpA , com sede em Parma, fabricante de sistemas de refrigeração para conservação de alimentos, especialmente carnes e embutidos.

– Têxtil-mecânico será representado pela Eslovênia com a participação do instituto profissional SICLJ – Centro de Educação Técnica de Ljubljana , que oferece, entre outros, cursos técnicos em ‘design de moda’ e técnicos profissionais em ‘têxtil reparo/retrabalho’. A escola será acompanhada pela empresa Dolejši Modni Gumbi de Ljubljana, fabricante de botões de plástico, novos materiais orgânicos e materiais sintéticos ecológicos para moda e acessórios.

–  Logística será representado pela Croácia, com a participação do Instituto SCP Škola na Cestovni Promet em Zagreb – Escola Superior de Tráfego Rodoviário, que oferece qualificações em ‘Técnico de Logística e Navegação’ e ‘Técnico de Tráfego Rodoviário’. O Instituto será apoiado pela empresa TOKIC de Zagreb, distribuidora automotiva que atua na armazenagem, transporte e entrega expressa de componentes de reposição para qualquer tipo de veículo.

https://www.greenskills4vet.com/